A Itaúsa é a maior holding de investimentos do Brasil. Em seu portfólio, possui empresas líderes em seus setores de atuação: financeiro (Itaú Unibanco), materiais de construção civil (Dexco), bens de consumo (Alpargatas), mobilidade (CCR), saneamento (Aegea), energia (Copa Energia) e infraestrutura (NTS). Para saber mais sobre o nosso portfólio, clique aqui.
A estratégia da Itaúsa é identificar oportunidades de investimento atrativas no mercado e adquirir participação no bloco de controle sempre em parceria com outros grupos. Assim, tem o direito de indicar membros para os conselhos de administração e comitês de assessoramento e ajudar a definir a estratégia de mercado e financeira da companhia investida, contribuindo também para a implementação de temas estratégicos relacionados a sustentabilidade, ética e governança.
A Itaúsa tem as suas ações listadas na B3, a bolsa de valores de São Paulo, no segmento Nível 1 de governança corporativa da B3 e são negociadas sob os códigos de ITSA3 (ordinárias) e ITSA4 (preferenciais).
- Abra uma conta em uma corretora. Para uma lista completa clique aqui.
- No sistema de sua corretora, procure pelas ações ITSA3 ou ITSA4, para colocar uma ordem com quantidade e preço.
- Uma vez executada, você é responsável por disponibilizar os recursos financeiros em conta corrente para que a transação seja concluída.
- Sua corretora é responsável por creditar as ações na sua conta.
- Parabéns! Você agora é acionista da Itaúsa.
- No website da Itaúsa, acessar na página inicial na seção “Cotações e Gráficos”. Esta seção também permite comparar nossas ações com outros índices, como o Ibovespa. As cotações têm defasagem de 15 minutos.
- Diretamente no website da B3.
- Diretamente nos websites das corretoras.
Sua corretora é a melhor alternativa para consultar informações atualizadas de forma ágil.
A consulta poderá ser também via Itaú Custódia. Para que você tenha acesso a sua posição acionária, caso você não seja um correntista do Banco Itaú, a consulta pode ser feita por meio de um portal exclusivo para os acionistas no site https://www.itaucorretora.com.br/ (opção “não correntista”). Basta seguir o passo a passo informando os dados solicitados e, ao finalizar, a consulta estará disponível.
Caso você seja correntista dos segmentos Itaú, Uniclass e Personnalité, acesse sua conta no www.itau.com.br. Ao menu Investimentos, estará disponível para consulta as informações sobre suas Ações Escrituradas pelo Itaú e a Posição Acionária.
Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, entre em contato com a central de atendimento do Itaú Custódia através dos seguintes telefones:
(11) 3003-9285 Capitais e Regiões Metropolitanas
0800 720 9285 demais localidades.
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18 horas.
As ações ITSA3 são de caráter ordinárias (ON), ou seja, que possuem direito a voto nas Assembleias Gerais da Companhia.
As ações ITSA4 são de caráter preferencial (PN), ou seja, conferem ao acionista prioridade no recebimento de dividendo mínimo anual de R$ 0,01 (um centavo de real) por ação, não cumulativo, que será ajustável em caso de desdobramento ou grupamento, assegurado dividendo pelo menos igual ao das ações ordinárias.
As ações preferenciais (ITSA4) adquirirão o exercício do direito de voto, nos termos da Lei nº 6.404/76, se a Itaúsa deixar de pagar o dividendo mínimo prioritário, previsto no seu Estatuto, por 3 exercícios consecutivos. Anualmente, na Assembleia Ordinária, os acionistas titulares de ações preferenciais têm o direito de eleger, em votação em separado, 1 membro efetivo e respectivo suplente para o Conselho Fiscal.
Ambas as espécies de ação da Itaúsa possuem o direito de, em eventual alienação de controle, serem incluídas em oferta pública de aquisição de ações, de modo a lhes assegurarem preço igual a 80% do valor pago por ação com direito a voto, integrante do bloco de controle (Tag Along). O Tag Along de 80% para ações ordinárias está previsto em lei, já o Tag Along de 80% às preferenciais foi um direito adicional à lei, concedido pela Itaúsa.
Para maiores detalhes, acesse aqui o Estatuto Social da Companhia.
A pessoa deve entrar em contato com o departamento de custódia do Itaú Unibanco e informar seu nome completo e CPF para que seja feita uma consulta nos registros de posição acionária da Itaúsa através dos seguintes telefones:
(11) 3003-9285 Capitais e Regiões Metropolitanas
0800 720 9285 demais localidades.
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18 horas.
A Companhia dispõe de Programa de Recompra de Ações como alternativa para alocação de capital, que pode ser utilizado quando a administração entende que o preço negociado pelo mercado está abaixo do seu real valor. Adicionalmente, o programa de recompra busca cumprir outros objetivos, como fazer frente a planos de remuneração variável de longo prazo dos executivos ou, ainda, como oportunidade de geração de valor ao acionista através de cancelamento em tesouraria, aumentando a participação individual de cada acionista no capital da Companhia.
Para maiores informações, acesse: Recompra de Ações Próprias
Os resultados da Itaúsa estão disponíveis na seção “Central de Resultados” do site de Relações com Investidores da Companhia e nos websites da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) (www.cvm.gov.br) e da B3 (www.b3.com.br). As informações são divulgadas de modo simultâneo na CVM e B3.
Para receber essas informações, basta cadastrar-se em nosso mailing.
A Política de Remuneração aos Acionistas da Itaúsa determina direitos iguais para acionistas detentores de ações ordinárias e preferencias na distribuição de proventos.
Os acionistas têm direito a receber como dividendo obrigatório, em cada exercício, importância equivalente a 25% (vinte e cinco por cento) do lucro líquido apurado no mesmo exercício.
Por deliberação do Conselho de Administração podem ser pagos juros sobre o capital próprio, imputando-se o valor dos juros pagos ou creditados ao valor do dividendo obrigatório.
Além disso, nossa administração pode deliberar a distribuição de dividendos adicionais sempre que entender conveniente para a Itaúsa e/ou seus acionistas. Tais distribuições não garantem que, no futuro, haverá distribuições de dividendos adicionais ao dividendo mínimo obrigatório.
Juros sobre o Capital Próprio são os juros calculados sobre o patrimônio líquido das companhias pagos ou creditados aos acionistas com base na TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) divulgada periodicamente pelo Banco Central e estão sujeitos a determinadas limitações impostas pela legislação fiscal vigente.
De acordo com a legislação tributária, as companhias brasileiras estão autorizadas a deduzir os pagamentos e/ou créditos aos acionistas de juros sobe o capital próprio do cálculo do IRPJ e da CSLL apurados.
Os pagamentos dos valores devidos são realizados na conta da corretora dos acionistas, conforme datas indicadas nos Avisos aos Acionistas que tratam de pagamento de proventos. Quaisquer dúvidas devem ser tratadas diretamente com a corretora cujas ações do acionista estão custodiadas.
Para maiores informações, acesse a seção Remuneração aos Acionistas.
Para acessar o cronograma de pagamento de dividendos e Juros sobre o Capital Próprio trimestrais clique aqui.
O Programa de Reinvestimento de dividendos é mais um serviço para os acionistas da Itaúsa.
O PRD permite que você invista automaticamente seus dividendos e/ou JCPs líquidos na compra de ações preferenciais ou ordinárias da Itaúsa, aumentando assim a sua participação no capital social da Companhia.
Isso significa que, aderindo ao PRD, você concederá à empresa o direito de utilizar o montante, definido por você, de dividendos e/ou JCPs que seriam creditados em sua conta corrente para aquisição de ações da Itaúsa no mercado. As aquisições serão feitas na B3, a bolsa de valores de São Paulo, por intermédio da Itaú Corretora de Valores.
Vale ressaltar que o PRD é um produto opcional. Não haverá nenhuma modificação na forma de crédito de seus dividendos caso você não queira aderir ao Programa.
Para maiores detalhes de como aderir ao PRD clique aqui ou acesse o manual completo clicando aqui.
O record date/data base é a data limite estabelecida em que os acionistas devem deter ações da Itaúsa (ordinárias ou preferenciais) no fechamento do pregão para ter direito ao recebimento de juros sobre o capital próprio ou dividendos aprovados em reunião do Conselho de Administração da Itaúsa.
Data ex dividendo é o dia útil seguinte a record date/data base, na qual as ações (ordinárias e preferenciais) passam a ser negociadas sem direito à remuneração de dividendos ou JCP aprovada na reunião do Conselho de Administração da Itaúsa.
Para informações sobre como obter o informe de rendimentos para o Imposto de renda, acesse aqui.
São reuniões de acionistas convocadas pela Administração para abordar assuntos diversos de interesse dos acionistas, como: verificação de resultados, examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras, deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e a distribuição de dividendos, eleger os administradores e, se for o caso, os membros do conselho fiscal, dentre outros temas.
Os acionistas da Itaúsa com direito de voto podem participar e votar nas matérias pautadas nas Assembleias Gerais. Para manter-se informado, acompanhe a agenda disponível em nosso website ou cadastrando-se para receber nossas notificações por e-mail.
Para informações sobre a quantidade total de ações da Itaúsa, acesse aqui.
Favor acessar a seção Fale com o RI ou escrever para ri@itausa.com.br.
Acionistas com ações em corretoras devem solicitar alterações diretamente a elas.
A Itaúsa é uma sociedade de participações (holding) que tem sob gestão um portfólio de empresas que atuam em diferentes segmentos. As principais investidas da Itaúsa são: Itaú Unibanco Holding S.A., Dexco S.A., Alpargatas S.A., CCR S.A., Aegea Saneamento e Participações S.A., Copa Energia e NTS (Nova Transportadora do Sudeste S.A.).
O cálculo do desconto é um dos indicadores mais utilizados para avaliação de investimentos na Itaúsa, e diz respeito a diferença entre o seu valor de mercado e a somatória do valor de mercado das participações detidas nas empresas investidas – “soma das partes”.
Parte do desconto é justificável por fatores tangíveis e intangíveis, como, por exemplo, despesas de manutenção da holding, impostos incidentes sobre uma fração dos proventos recebidos das investidas (ineficiência fiscal), despesas financeiras, percepção de risco, dentre outros fatores.
Para maiores informações sobre o desconto de holding e histórico, clique aqui.
Sem uma operação própria por ser uma holding de investimentos, a Itaúsa S.A. não possui receita operacional e seu resultado composto essencialmente por (i) Resultado de Equivalência Patrimonial (linha “resultado de participações societárias” na DRE), apurado a partir do lucro líquido de suas empresas investidas, (ii) pelo resultado de investimentos em ativos financeiros e (iii) pelo resultado de eventuais alienações de ativos do seu portfólio.
As Demonstrações Contábeis da Controladora retratam essencialmente a situação patrimonial da holding, enquanto as Demonstrações Consolidadas incorporam também a Dexco S.A. e outras empresas não operacionais (Itautec S.A. e ITH Zux Cayman Ltd.). Por este motivo, a Administração da Itaúsa acredita que a análise das Demonstrações Contábeis da Controladora retrata melhor as condições e resultados da holding Itaúsa.